Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente lembra Dia Mundial da Síndrome de Down

02/04/2011 14:24

Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente lembra Dia Mundial da Síndrome de Down

A data de 21 de março foi estabelecida pela Associação Internacional da Síndrome de Down como o Dia Mundial para lembrar a alteração genética que leva a esta condição. A síndrome não é uma doença. É um conjunto de características que a pessoa apresenta devido a alteração ocorrida no cromossoma, o que a torna mais suscetível a ter algumas doenças com frequência um pouco maior que a população em geral.

Os portadores da síndrome apresentam basicamente duas características: a hipotonia, devido a uma frouxidão dos ligamentos do corpo por uma produção menor de colágeno, e as mitoses menores o que caracteriza a baixa estatura, mãos curtas, etc. As outras são os chamados fenótipos: olhos amendoados e implantação baixa das orelhas. É comum também o surgimento de distúrbios da tireóide e problemas cardíacos.

A síndrome foi inicialmente descrita pelo médico inglês John Langdon Down em 1866, e, em 1959, o médico Jerome Lejeune descobriu que a causa desta condição era a presença de uma cópia extra do cromossoma 21. A sua frequência depende muito da faixa etária da mãe e do pai. Em média é de 1/1.500 nascimentos e está presente em todas as raças. Atualmente, os portadores desta alteração são acolhidos pela sociedade e com acompanhamento e estímulos adequados podem sozinhos desempenhar muitas tarefas, estudando, trabalhando, incluídos na sociedade.

Neste sentido, a Prefeitura de Juiz de Fora através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente tem muitos motivos para a comemoração desta data. O Ambulatório de Síndrome de Down, criado há dez anos através de uma parceria da ONG Família Down 2.000 e Prefeitura de Juiz de Fora, possui atualmente cadastrados 400 pacientes, de todas as idades, atendendo a adultos e crianças.

O objetivo central da parceria é a prevenção dos principais problemas de saúde que acometem esta parcela da população, através da aplicação de protocolos clínicos de abordagem. Além de uma equipe multidisciplinar (médicos, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo), o ambulatório conta com a participação dos familiares dos portadores de Síndrome de Down (SD) na recepção e organização da sala de espera. Os pacientes com distúrbios de tireóide e cardíacos são acompanhados por especialistas e, na fisioterapia, os resultados superam os da literatura sobre o assunto, proporcionando aos pacientes o processo de andar em muito menos tempo.

Por mês, são realizados cerca de 70 atendimentos em todas as especialidades. As consultas podem ser agendadas pelo telefone 3690-7143 das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Nesta segunda-feira, o Ambulatório de Síndrome de Down e o Departamento de Saúde da Criança e Adolescente do SUS de Juiz de Fora receberão os pacientes para o atendimento multidisciplinar com um lanche matinal para lembrar a data.

Para o chefe do departamento, Antônio Aguiar, há muito o que comemorar: “Em 2009 o ambulatório concorreu ao “Prêmio Inovação Medical Services” sendo classificado como o terceiro melhor Trabalho Ambulatorial Público de Ação e Efetivação de Trabalhos, na área da saúde; tem contribuído para um melhor conhecimento da Síndrome de Down, através de parcerias com a Universidade Federal de Juiz de Fora que pesquisam detalhes clínicos destes pacientes, que contribuirão para as abordagens futuras; é referência em Juiz de Fora, sendo o único em Minas Gerais com critérios específicos de atendimento e um dos poucos existentes no Brasil, o que o habilita a servir como modelo para a criação de outros”.

Antônio Aguiar ressalta, ainda, a importância do envolvimento dos familiares dos portadores da SD na construção de uma vida melhor, participando como voluntários. “Informados sobre as necessidades de seus filhos, irão contribuir de forma eficaz na inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade, rompendo barreiras e contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.”

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE