Desenvolvimento Infantil
Desenvolvimento Infantil
Mostramos abaixo uma tabela resumo das principais características do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida.
As características mostradas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação à tabela de desenvolvimento, e isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é imprescindível que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo pediatra e/ou fisioterapeuta.
Faixa Etária |
Ações que realiza |
Comportamento |
Como se comunica |
0 a 3 meses |
No primeiro mês, reage perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado. |
Desenvolve um tipo diferente de choro para cada problema que se apresenta, como por exemplo, o constante e agudo. |
Quando ouve a voz dos pais, o bebê vira a cabeça. |
|
|||
Ações que realiza |
Como Reage |
Como se comunica |
|
4 a 7 meses |
Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor. |
Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial. |
Movimenta a cabeça na direção do som escutado. |
|
|||
Ações que realiza |
Como Reage |
Como se comunica |
|
8 a 11 meses |
Engatinha e senta sem apoio. |
Demonstrar raiva quando não é o centro das atenções. |
Localiza a fonte sonora. |
|
|||
Ações que realiza |
Como Reage |
Como se comunica |
|
1 a 2 anos |
Anda sem apoio. |
Mostra senso de humor. |
Reconhece o próprio nome. |
|
|||
Ações que realiza |
Como Reage |
Como se comunica |
|
2 a 3 anos |
Tira os sapatos. |
Apresenta percepção de quem é. |
As frases vão aumentando e surge o plural. |
|
|||
Ações que realiza |
Como Reage |
Como se comunica |
|
3 a 4 anos |
Consegue colocar suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto. |
Brinca com as outras crianças. |
Constrói frases com até seis palavras, sobre o dia a dia, situações reais e pessoas próximas. |
|
|||
Ações que realiza |
Como Reage |
Como se comunica |
|
4 a 5 anos |
Consegue usar a tesoura, corta papel. |
Está mais sociável com as outras crianças. |
Nesta fase o vocabulário da criança aumentou bastante, já fala muitas palavras. |